sexta-feira, 15 de julho de 2011

Patinação Artística será atração durante a próxima semana

Entre os dias 16 e 22 de julho, Santa Cruz do Sul vai sediar o Campeonato Sul-Americano de Patinação Artística. A Confederação Brasileira de Hoquei e Patinação juntamente com o clube Xlise trouxeram o evento para o Brasil, que será organizado pela Confederação Sul Americana de Patinação Artistica. As delegações começam a chegar nesta sexta-feira. A abertura oficial será na segunda-feira, 18, às 20 horas.
A treinadora Fabiane Knak diz que a patinação artística chegou à Santa Cruz do Sul em 1984, quando ainda era aluna. O grupo era pequeno e através da participação nas competições e treinamentos em outras cidades, o nível técnico cresceu. Em 2011, Santa Cruz é referência nacional na modalidade.
O Sul-Americano é disputado pelas categorias mini-infantil, infantil, cadete, junior e sênior. Três atletas de cada categoria, selecionados de cada país, estarão presentes na disputa. O público poderá acompanhar as modalidades livre individual, solo dance (ritmos pré estabelecidos), figuras obrigatórias, dupla (dança livre e levantamento). "Esse ano terá o campeonato de show, que será na terça, com treino de manhã e a competição a partir das 18h. É o que chama mais atenção porque não é apenas um show artístico. Cada coreografia será avaliada através de elementos que valem pontos. Sempre tem uma surpresa no meio da competição", lembra Fabiane.
Para que as crianças possam conhecer o esporte, Fabiana destaca que o ideal é que procurem as escolas de patinação para que sejam orientadas. "As aulas para inciantes são voltadas aos que não tiveram contato, para que possam calçar os patins, sentir como é andar sobre rodas. Aos poucos, se a criança gostar, nós vamos orientando alguns passos mais avançados".

Os santa-cruzenses convocados pela Seleção Brasileira para o Sul-Americano
Carlos Radtke já obteve resultados expressivos no esporte. O atleta santa-cruzense conquistou sete medalhas no Brasileiro, disputado em São Paulo no mês de maio, pela categoria livre individual junior. Além disso, encerrou o Mundial, disputado em dezembro de 2010 na cidade portuguesa de Portimão, com o terceiro lugar. No Sul-Americano realizado em agosto de 2010, em Assunção, no Paraguai, o patinador foi segundo colocado. E o Brasil foi campeão geral por países.
Carlos destaca que é muito importante sediar um evento como este, que reúne os principais nomes da modalidade na América do Sul. "Temos bons atletas e esta é uma forma de divulgar o esporte em Santa Cruz do Sul. Também serve para incentivar as crianças que estão começando e que querem começar. Elas poderão ver que tem futuro na patinação, mas que precisa de muita dedicação".
O patinador ainda diz que a preparação é intensa, já que o calendário de competições começou em abril. "Temos nos preparado bastante, os treinos  são diários e não podemos parar, já que isso interfere no rendimento". Carlos terá outros compromissos no segundo semestre, como a 2ª fase do Campeonato Gaúcho em Venâncio Aires, Campeonato Brasileiro Interseleções, em agosto, que será em Novo Hamburgo e ainda o Mundial em novembro, em Brasília.
Com apenas 11 anos, Fábia Giehl já tem se destacado sobre os patins. No Brasileiro, levou três medalhas (uma de ouro), na categoria solo dance mini-infantil. E para aprimorar ainda mais as suas apresentações, Fábia treinou com a Seleção Brasileira em 2010 e participou de um congresso técnico em Santos, alguns dias atrás. "Estou treinando bastante para o Sul-Americano. Ano passado treinei com a Seleção Brasileira em Santos e no Brasileiro deste ano, consegui medalhas".
Para a disputa do Pan-Americano, de Guadalajara, no México, o Brasil tem dois representantes no masculino e dois no feminino (um é o titular e o outro, reserva). O gaúcho Marcel Stürmer busca seu terceiro ouro nos jogos, pela categoria sênior.
Foto: Portal Gaz/João Cléber Caramez

Nenhum comentário:

Postar um comentário