quarta-feira, 10 de julho de 2013

Arte Rodas em Lajeado dia 14/07/2013


A Associação de Patinação Arte Rodas de Sobradinho, está em plena atividade. Conforme já havia sido divulgado anteriormente, nosso grupo de competições, irá participar da 3ª Copa Sobre Rodas, promovida pela  CIA SOBRE RODAS de Lajeado, neste final de semana. Num total de 10 patinadoras de Sobradinho, estarão competindo na modalidade Free Dance, cada uma em sua faixa etária, sendo que num total de 178 patinadores de várias cidades do RS, estarão participando desta competição .

Prof. Fabiane e a presidente do Arte Rodas Liane Seibert 
Estarão representando nossa cidade, as patinadoras Brenda  Franceschett Melchior, Amanda de Oliveira, Anna Luiza Donatti, Lara Wachholz Dal Ri, Julia Pattat, Rosana Torres Muller, Alice Wachholz Dal Ri, Gabriela Seibert Drescher, Betina Machado e Viviam Torres  Muller ( destacadas acima )

A supervisão técnica das patinadoras em 2013, está  a cargo da Prof. Fabiane Knak, sendo que os solos foram montados pela Prof. Andressa Bergmann de Santa Cruz do Sul.  Os treinamentos extras estão sendo realizados aos domingos nos ginásio da Fejão, e nas terças após os horários habituais. Muitas vezes saímos do ginásio da em torno das 23 horas, destaca a presidente do Arte Rodas Liane Seibert, mas vale a pena, pois estamos vendo nossas patinadoras evoluindo neste esporte saudável  e encantador, que é a patinação artística.

Patinadoras  do Arte Rodas  em mais um dia de treinos
Esse é o primeiro compromisso oficial do grupo de competições do Arte Rodas em 2013, estão programadas ainda a participação na Copa X-Lise em Santa Cruz do Sul em Agosto,  no Campeonato Gaúcho de Estreantes em Lajeado, no mês de Setembro .

Nosso objetivo inicial é fazer com que nossas patinadoras adquiriam experiência em competições  , para que em Setembro no Campeonato Gaúcho possam se destacar ainda mais. Se vierem medalhas de Lajeado melhor ainda...vamos torcer muito por vocês meninas. Boa Sorte. 

domingo, 7 de julho de 2013

AQUECIMENTO E RELAXAMENTO NA PATINAÇAO


AQUECIMENTO E RELAXAMENTO NA PATINAÇAO
A patinação artística é um esporte de muita intensidade e impacto, a força de velocidade é muito utilizada pelos atletas, com a rápida contração do músculo o atleta diminui a carga, conseguindo assim mais altura e velocidade em seus movimentos. A modalidade livre é considerada uma atividade anaeróbia, com uma frequência cardíaca média de 180bpm (batimentos por minuto), sempre com elementos rápidos e de muita força.
Em qualquer esporte é indispensável um aquecimento pré-exercício, e um relaxamento pós-exercício, independente da sua duração e intensidade. O aquecimento serve como um aviso e preparo aos sistemas, grupos musculares, articulações, tendões e ligamentos, estando prontos ao stress do treino e evitando lesões. Muitos atletas de patinação costumam aquecer já na pista com os patins. No meu ponto de vista, o aquecimento correto deve ser feito sem patins, pois o movimento de apenas deslizar na pista já é um exercício, e o corpo do atleta por mais preparado que esteja, ainda não esta pronto para o inicio do treino.
Após o termino do treino o atleta deverá realizar um relaxamento (volta à calma), que significa retornar todo o organismo a parte inicial (homeostase), evitando assim futuras dores musculares que o exercício venha a produzir. Nesta etapa é muito importante o atleta dispor de um bom tempo para sua realização, pois o relaxamento ocupa um tempo maior que o aquecimento.
COMO REALIZAR O AQUECIMENTO E RELAXAMENTO
O aquecimento deve ter entre 5 e 10 minutos no máximo, com exercícios de curta duração e alta intensidade, priorizar exercícios para membros inferiores, sem deixar de fora os membros superiores, costas e abdômen. Deve ser feito minutos antes do inicio do treino.
O Relaxamento não tem um tempo determinado, os exercícios são de longa duração e baixa intensidade, o atleta deve relaxar todos os membros, e deve priorizar aquela musculatura que apresentar uma dor mais elevada. Deve ser feito imediatamente após o término do treino.
Por Pablo Espindola
Prof. Ed. Fisica e Preparador Fisico de atletas de patinação
fibrasil@terra.com.br