domingo, 7 de julho de 2013

AQUECIMENTO E RELAXAMENTO NA PATINAÇAO


AQUECIMENTO E RELAXAMENTO NA PATINAÇAO
A patinação artística é um esporte de muita intensidade e impacto, a força de velocidade é muito utilizada pelos atletas, com a rápida contração do músculo o atleta diminui a carga, conseguindo assim mais altura e velocidade em seus movimentos. A modalidade livre é considerada uma atividade anaeróbia, com uma frequência cardíaca média de 180bpm (batimentos por minuto), sempre com elementos rápidos e de muita força.
Em qualquer esporte é indispensável um aquecimento pré-exercício, e um relaxamento pós-exercício, independente da sua duração e intensidade. O aquecimento serve como um aviso e preparo aos sistemas, grupos musculares, articulações, tendões e ligamentos, estando prontos ao stress do treino e evitando lesões. Muitos atletas de patinação costumam aquecer já na pista com os patins. No meu ponto de vista, o aquecimento correto deve ser feito sem patins, pois o movimento de apenas deslizar na pista já é um exercício, e o corpo do atleta por mais preparado que esteja, ainda não esta pronto para o inicio do treino.
Após o termino do treino o atleta deverá realizar um relaxamento (volta à calma), que significa retornar todo o organismo a parte inicial (homeostase), evitando assim futuras dores musculares que o exercício venha a produzir. Nesta etapa é muito importante o atleta dispor de um bom tempo para sua realização, pois o relaxamento ocupa um tempo maior que o aquecimento.
COMO REALIZAR O AQUECIMENTO E RELAXAMENTO
O aquecimento deve ter entre 5 e 10 minutos no máximo, com exercícios de curta duração e alta intensidade, priorizar exercícios para membros inferiores, sem deixar de fora os membros superiores, costas e abdômen. Deve ser feito minutos antes do inicio do treino.
O Relaxamento não tem um tempo determinado, os exercícios são de longa duração e baixa intensidade, o atleta deve relaxar todos os membros, e deve priorizar aquela musculatura que apresentar uma dor mais elevada. Deve ser feito imediatamente após o término do treino.
Por Pablo Espindola
Prof. Ed. Fisica e Preparador Fisico de atletas de patinação
fibrasil@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário