sábado, 30 de novembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

É observado que cada vez em menor escala presenciamos crianças e jovens realizando atividades físicas diárias nos parques e praças. O mesmo não sendo diferente aos adultos. O sedentarismo tende a acompanhar o adulto até o envelhecimento e neste sentido parece claro que pessoas sedentárias tendem a apresentar problemas de saúde.
O corpo humano foi composto para ser ativo; a industrialização, mecanização, a automatização e as novas tecnologias da vida moderna, eximem o individuo, em grande parte, das tarefas físicas e das suas atividades de vida diária.
A atividade física está diretamente integrada a uma melhor mobilidade, capacidade funcional e qualidade de vida. Vale ressaltar que, quão importante quanto instigar a prática de atividade física e exercício físico regular ou de fortalecimento muscular, alterações devem ocorrer para a mudança de um estilo de vida ativo. Sendo isso essencial para um envelhecer com saúde e qualidade.
O conceito de atividade física é de que todo o movimento corporal gerado pelos músculos provoca em um gasto de energia. Ela, ainda, pode ser a totalidade das ações diárias, abrangendo as rotinas de trabalho, as atividades da vida cotidiana, o lazer, os exercícios físicos e as práticas esportivas. Já enquanto que o exercício físico ele pode ser conceituado como toda atividade planejada, estruturada e repetida que tem como fim melhorar a aptidão física junto à saúde. A aptidão física relacionada à saúde é conceituada como um conjunto de variáveis do condicionamento físico (força, flexibilidade, aptidão aeróbia e composição corporal) que colabora para o cumprimento das tarefas do cotidiano.
A condição de atividade física pode variar dependendo contexto, região em que o sujeito está inserido, ou seja, em locais que adéquam à prática de atividade física bem como estilo de vida. Estudos confirmam a relação inversa entre o nível de atividade física e a diminuição da mortalidade.
A atividade física, também, pode ser considerada uma boa forma de evitar, minimizar e reverter vários dos declínios físicos, psicológicos e sociais que frequentemente seguem avançando com a idade. Ainda, a atividade física pode ser considera uma boa intervenção tanto terapêutica quanto preventiva podendo promover melhorias significativas na qualidade da saúde, como controle do estresse, doenças coronarianas, obesidade, diabetes, mantendo a capacidade funcional e uma vida mais independente e segura.
Os exercícios físicos como prática regular pode gerar benefícios psicológicos, como a diminuição dos sintomas da depressão e o aumento da auto-estima.
O exercício, também é capaz de melhorar o equilíbrio, a força, a mobilidade e a marcha e diminuir a possibilidade de quedas e fraturas.
O que tem se constatado na realidade é que a atividade física traz um efeito benéfico. É evidenciado, então, o importante papel de que jovens ativos tenham uma maior probabilidade de se tornar adultos ativos, o que pode estar associado a uma redução de casos de varias doenças crônicas.

ALEXANDRE WASZCENKO TEIXEIRA

Educador Físico e Mestre em Gerontologia Biomédica
CREF 011263-G/RS
awtpuc@yahoo.com.br


segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Arte Rodas - Lagoa Bonita do Sul

A equipe de competições do Arte Rodas , recebeu um convite muito especial da  Escola Estadual José Luchese , do vizinho município de Lagoa Bonita do Sul, para na noite do dia 28/11/2013 participar das atividades escolares , com apresentações artísticas dos alunos  da escola , e para finalizar a noite  com uma apresentação dos solos , com os quais  nossas patinadoras se destacaram  em 2013 nas competições que participaram ..

Desta forma lá estaremos com as patinadoras : Brenda Melchior, Alice Dal Ri , Amanda Oliveira , Betina Machado , Gabriela Drescher , Anna Luiza Donatti , Lara Dal Ri e Julia Pattat . 

Fica o convite para toda a comunidade de Lagoa Bonita do Sul prestigiar o evento escolar e  fechar a noite assistindo nossas patinadoras .

Com certeza elas irão mostrar suas habilidades no Ginásio Bonitão , e divulgar ainda mais nosso Arte Rodas . Enquanto os demais patinadores seguem com os treinos intensivos para nosso show  em Sobradinho no dia 07/12/2013, o qual esta semana ainda trago as informações sobre ele. 

Equipe em Lajeado no Campeonato Gaúcho 2013

Agradecemos imensamente o convite, e em especial ao Prof. Régis J. Lipke , pela seu grande apoio  ao Arte Rodas  em diversas oportunidades .